sexta-feira, 3 de Maio de 2024  07:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-05-2004

Estação da Curia entrou em obras


Anadia

A Câmara Municipal de Anadia deu início às obras de recuperação da Estação da Curia, ao abrigo de um protocolo de cedência de instalações celebrado com a REFER, segundo o qual a autarquia andiense passa a gerir aquele espaço, que já se encontrava abandonado há alguns anos, encontrando-se, por isso, em avançado estado de degradação, tendo, inclusive, servido de dormitório a marginais e toxicodependentes.

OBRA RONDA OS 250 MIL EUROS

As obras de recuperação da Estação da Curia estão a ser realizadas por administração directa e visam a substituição integral do telhado, colocação de novos vidros, pinturas das paredes interiores e exteriores, nova instalação eléctrica, rede de água, recuperação dos sanitários, tudo, para dar um aspecto mais digno a um dos equipamentos mais emblemáticos daquela localidade, outrora, um postal da própria estância termal
A obra, que deverá rondar os 250 mil euros, deve estar concluída durante o mês de Junho e vai, assim, deixar esta porta de entrada para a estância termal da Curia de cara lavada, acautelando a enorme expectativa da entrada de milhares de turistas, neste concelho, durante a realização do Euro 2004.
Recorde-se que a Curia vai acolher, durante o Campeonato da Europa, a selecção da Letónia. Por outro lado, sendo a Curia um ponto de referência em matéria de roteiros turísticos nacionais, “era insustentável continuar a ter aquele equipamento a degradar-se”, avançou Litério Marques que, com alguma mágoa não deixa de referir que “aquilo que a autarquia está agora a fazer, deveria ter sido feito pela REFER”, considerando ainda “uma vergonha que uma Estação, que em tempos ganhou vários prémios, esteja naquele estado de degradação e que seja preciso ser a Câmara a revitalizá-lo”.
De acordo com o autarca Litério Marques, “trata-se de um espaço que se encontrava em avançado estado de degradação e que precisava de obras urgentemente”. Por outro lado, diria ainda o autarca, “no próximo mês de Junho a Curia vai receber milhares de turistas”, daí seja necessário “dar uma nova imagem daquele imóvel estrategicamente localizado na entrada da Curia”.

INSTALAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS

Para já, podemos avançar que a reabilitação deste espaço visa também criar condições para que ali sejam instalados serviços, tais como um posto avançado de turismo e lojas de divulgação da Rota do Vinho da Bairrada. No entanto, nada está definido e as opções estão ainda a ser equacionadas.
Por outro lado, o edil anadiense reivindica também a paragem de comboios rápidos na Estação: “a Curia não é uma aldeia, mas uma das principais portas do concelho, um ponto central da Bairrada e uma atracção turística da região”. Daí, apontar baterias às entidades competentes para que estas “analisem bem a questão e façam os comboios rápidos parar nesta Estação Da nossa parte, estamos a lutar para que isso venha a acontecer”.
Aliás, como diria ainda: “com todas as infra-estruturas em curso na Curia (campo de Golf, Quinta dos Cabrais, WEB para a Região Centro, Universidade) não se compreende, por que razão os comboios rápidos não param aqui. Não se pede que sejam todos, mas pelo menos alguns, como acontece noutras estações da Linha do Norte.

Catarina Cerca

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®